terça-feira, 13 de novembro de 2012

Metade dos municípios brasileiros não fiscaliza qualidade da água |

A qualidade da água em municípios é tema inédito de pesquisa do IBGE

Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgada hoje (13/11,) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que dos 5.565 municípios brasileiros, 2.659 (47,8%) não fiscalizavam a qualidade da água, em 201. Apenas 28% (1.569) contavam com uma Política Municipal de Saneamento Básico.

A pesquisa também revelou que 60,5% dos municípios não acompanhavam as licenças para o abastecimento de água, esgoto sanitário ou drenagem e manejo de águas pluviais, e 56% não tinham qualquer mecanismo de controle ou acompanhamento do saneamento básico. Em relação aos resíduos sólidos, 42,7% dos municípios não tinham, no ano passado, qualquer ação ou projeto relacionado à coleta seletiva do lixo.

O Sul do país é a região com maior proporção de cidades com coleta seletiva, 55,8% do total de municípios. Já no Nordeste, 62,3% não têm nenhuma ação nesse sentido. Em nível nacional, apenas 30,7% do total das prefeituras disseram ter conhecimento de cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis.

Os dados fazem parte da Pesquisa– Perfil dos Municípios (Munic) de 2011. Pela primeira vez, a Munic abordou o tema do saneamento básico. A pesquisa é feita anualmente desde 1999, exceto em anos de Censo e de contagem da população. O lançamento do Plano se deu em 2007, quando os municípios passaram a se adequar ao novo sistema.

Fonte: Blog Diálogos Federativos

Nenhum comentário: