sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brasil pode realizar a primeira licitação de um aeroporto em breve

Da BandNews FM

economia@eband.com.br

O Brasil está cada vez mais próximo de realizar a primeira licitação de um aeroporto, mas o modelo de concessão ainda gera polêmica. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o terminal de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, deve ser licitado até o mês de abril em um regime chamado de “porteira fechada”.

Nele, todas as áreas do aeroporto fazem parte do processo de concessão, como pista de pouso, estacionamento de aeronaves e os terminais de passageiros. Entretanto, o professor de engenharia aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo), James Waterhouse, afirma que a inexperiência do governo em realizar licitações no setor de transporte aéreo pode causar problemas.

Já o diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira, não acredita em transtornos. Vieira garante que várias empresas estão interessadas em investir nos aeroportos brasileiros, já que o potencial de crescimento do setor no país é muito grande.

Ainda segundo o diretor da Anac, em caso de novas licitações, outros modelos de concessão podem ser adotados. Apesar disso, ele diz que ainda não há nenhum estudo para licitar outros aeroportos no Brasil.

De acordo com o diretor, pesquisas sobre este assunto só podem ser realizadas com a autorização da Presidência da República.

http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=983495

Nenhum comentário: