terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Zé Nilson de Sá fala sobre Cacimba de Vaca em seu livro

Aproveitei o período natalino em Lucrécia para dar uma folheada em alguns livros, entre os quais o de Zé Nilson de Sá, grande comandante de empresas importantes das décadas passadas no RN e Nordeste brasileiro: MAISA, EIT e outras.

Ele vem ser tio segundo de Branca, minha esposa, o que nos remete a uma curiosidade e uma grande coincidência.

Embora nascida no Rio de Janeiro e tendo me conhecido em Natal, em circunstâncias absolutamente casuais, Branca tem raízes familiares no mesmíssimo quadrilátero territorial que o meu, a comunidade rural situada a 5 km de Lucrécia, na divisa com o Município de Almino Afonso, chamada 'Cacimba de Vaca'. Sim, a bisavó dela chamada Alzira Dias,  mãe de Zé Nilson e dona Neide Sá, sua avó materna, nasceu e foi criada em Cacimba de Vaca, mesmo lugar onde nasceu a minha mãe e onde morou meu avô José Pereira e minha avó que, em outra coincidência, tem o mesmo nome da 'biza' de Branca, 'Alzira' Correia - nome tomado em homenagem a Alzira Dias, muito provavelmente, como é costume até hoje na localidade.

Em 'Cacimba de Vaca' é o lugar onde meu Pai - Amaro Bandeira - também foi criado e morou até a vida adulta, quando casou e foi morar na sede do Município recém-criado de Lucrécia, exatamente para trabalhar na primeira equipe da prefeitura que se criava - advento surpreendente pelo simples fato de ele ser uma das poucas pessoas da época na localidade que tinha estudado e sabia ler e escrever (concluído o 'exame de admissão).

Seguem abaixo fotocópia da citação do sítio Cacimba de Vaca no livro de memórias de Zé Nilson.

Obs: antes da emancipação do Município de Lucrécia, toda aquela área era município de Martins.


Nenhum comentário: