sexta-feira, 11 de junho de 2010




“É uma revolução silenciosa que estamos presenciando no campo”. A constatação da ex-governadora, Wilma de Faria, foi durante a festa do Dia da Agricultura Familiar, em Pau dos Ferros . O encontro reuniu agricultores e lideranças rurais, além de políticos, de 30 municípios do Alto Oeste na praça de eventos do município pólo da região. Centenas de participantes ouviram palestras sobre crédito e alguns até assinaram contratos com o Banco do Nordeste. Eles também puderam assistir  apresentações culturais que vieram de diferentes municípios.

Muitos produtores montaram estandes em parceria com as prefeituras e  EMATER e expuseram o resultado do trabalho no campo com o financiamento de projetos do Programa de Desenvolvimento Solidário que transfere recursos para associações comunitárias. São casas de farinha, engenhos de rapadura, unidades de processamento de mel, frutas, leite e tantos outros. Um dos projetos que  Wilma de Faria conheceu, apresentando pelo prefeito de Pilões, Dr. Chagas, emprega jovens do município  que estão fazendo cosméticos com produtos  da caatinga.

A pré-candidata ao senado não fez uso da palavra durante a solenidade, mas se sentiu honrada pelo convite. “Como governadora fiz muito pelo homem do campo. Levamos luz para todos, cisternas, equipamentos, crédito  e tantos outros benefícios que se refletem no que estamos presenciando  nesta feira”. A ex-governadora lembrou ainda do programa Compra Direta que elimina o atravessador e abastece programas sociais e a merenda escolar, entre outros, com o excedente da produção dos agricultores.

Um dos elogios à  pré-candidata ao senado, pelo empenho dela em defesa do homem do campo,  partiu do deputado federal Betinho Rosado (DEM). “A presença dela aqui conosco  reflete o carinho e atenção que a ex-governadora Wilma tem pelo trabalhador rural”, disse o parlamentar.

Wilma de Faria estava acompanhada, entre outros políticos regionais, do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, do companheiro de chapa na pré-candidatura ao senado, o ex-vereador e delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Hugo Manso e dos pré-candidatos a assembléia legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB) e Dr. Zé Júlio (PT). Depois do encontro, Wilma almoçou com dezenas de prefeitos e demais lideranças políticas e  rurais que participaram da festa da Agricultura Familiar em Pau dos Ferros.

SANTO ANTÔNIO – No domingo a ex-governadora Wilma retorna ao alto oeste potiguara para a festa de Santo Antônio, padroeiro de Marcelino Vieira e  Antônio Martins. Em Marcelino Vieira ela participa da procissão de encerramento da festa no fim da tarde  e, à noite , recebe o título de cidadã de Antônio Martins onde acompanha o show religioso que marca as homenagens do povo local ao padroeiro e a ex-governadora.


Algumas das pessoas que estiveram com Wilma no almoço:


Dr. Chagas, prefeito de Pilões.
Dr. Ferrari, prefeito de Marcelino Vieira.
Rogério, prefeito de Umarizal.
Edmilson, prefeito de Anntônio Martins.
Geraldo de Duca, prefeito de Paraná.
Raimundinho, pte. da Cãmara Municipal de São Francisco do Oeste.
Maria Alice, prefeita de Major Sales.
Dedezinho, prefeito de Luiz Gomes.
Raimundinho, prefeito de   Riacho de Santana.
Lideranças e vereadores de Encanto, Itaú e Venha Ver.

Nilton Figueiredo, ex-prefeito de Pau dos Ferros.
Hugo Manso(PT), Gustavo Fernandes(PMDB) e Dr. Zé Júlio(PT), pré-candidatos.

Ambrósio Lins, pte. da FETARN.
Ana Ruth, pte. sindicato rural de São Miguel.
Francisco Ivo,pte. sindicato rural de Pau dos Ferros.

Cícero Ferandes, diretor da EMATER.

Nenhum comentário: