terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reunião com o Prof. Miguel Nicolelis


Recebi em reunião hoje o Prof. Miguel Nicolelis, justo na semana em que a revista Época o inclui novamente na lista anual das 100 personalidades mais influentes do Brasil. Aproveitei para parabenizá-lo. Ele, com grande humildade, se disse surpreso quando lhe dei a notícia (em primeira mão?): "Foi? Não tinha visto ainda... Não sei que critérios usam para esta avaliação", pontuou. - Seja que critério for é absolutamente justa a sua escolha, Professor - retruquei.

Mas o Professor Nicolelis veio falar mesmo foi do super computador que o Instituto de Neurociências, fundado por ele em Macaíba (Grande Natal) estará recebendo nos próximos dias. O gigante da IBM será o equipamento com maior capacidade de processamento do hemisfério sul. Dezesseis mil processadores operando simultaneamente, segundo ele. Vem de doação de uma instituição suíça.

A presença deste equipamento entre nós abrirá novas oportunidades. O Ministério da Educação já autorizou apoio para a criação de um projeto piloto de iniciação científica, a partir de Natal, que deverá se estender para todo o País.
Dr. Miguel falou-me também da oportunidade que teremos de ter uma matéria especial sobre o Rio Grande do Norte, enquanto região emergente e com boas perspectivas de desenvolvimento, na famosa revista 'Scientific American' uma das mais importantes do segmento, lida por 6 milhões de pessoas em todo o mundo. Excelente!

Por fim, voltamos a falar de ZPE. Da oportunidade de atrairmos empresas de biotecnologia e de fármacos para compor o perfil industrial da nossa zona de processamento de exportações, que está para ser implantada.

O advento do novo Aeroporto de São Gonçalo, aliado à existência do centro de pesquisas neurocientíficas (comandado por ele) e a atual tendência de descentralização destas indústrias, nossa localização estratégica e até nosso clima e belezas naturais... poderão resultar na vinda para cá de empresas de ponta para produção de altíssimo valor agregado, de inúmeros cientistas, os melhores cérebros, resultando em um pólo de desenvolvimento de dimensão e importância inestimáveis. Tudo suportado com as pessoas qualificadas - desde a infância - na formação científica já em andamento nas escolinhas do IINN.

Sonho? Não. Realidade. Bem ali...

É só fazermos as coisas certas, darmos o foco adequado e nos unirmos nesta luta.


Nenhum comentário: