sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Conversa com Lula


Praça da Matriz (Adrião Duarte) em Lucrécia - terra natal


Encontro com o Presidente em Mossoró

Durante a última visita do Presidente Lula ao estado (dia 19/09 último, em Mossoró e Natal) tive a rara oportunidade de conversar com o Presidente. Foi durante o almoço no Hotel Thermas em que pouquíssimas pessoas puderam ter acesso ao recinto e sentar-se à sua mesa.

O momento era de descontração e, assim, pudemos conversar com ele como pessoa comum. Era o Lula, ali, sentado, falando abertamente sobre temas os mais diversos. Claro que, contando com a confiança total dos que estavam presentes.

Aproveitei para abordá-lo sobre a questão do biodíesel. Disse-lhe da minha visão, de alguém que - como ele - nasceu e foi criado no sertão, em meio ao sofrimento e dificuldades de milhares de famílias que não têm acesso a emprego e renda decentes e, por isto, vivem à margem das políticas públicas e da própria cidadania. E que via no programa de biodiesel uma importante alternativa econômica para esta gente melhorar de vida e progredir.

O Presidente foi enfático e, dirigindo-se a mim, disse da sua plena concordância. Em seguida, dirigindo-se ao Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli (também presente à mesa) determinou maior atenção às providências para formação da chamada 'cadeia produtiva de suprimento' - ou seja - do incentivo e apoio ao plantio, produção e compra - por um preço justo e estimulante - das oleaginosas adaptáveis às regiões mais áridas.

A Governadora Wilma, responsável maior pela minha presença ali, corroborou e reforçou com o Presidente a importância do programa, falando sobre o esforço que o Governo do Estado vem fazendo junto às classes produtoras, os pequenos gricultores e à Petrobras para dotar este programa de plena efetividade, ou seja, fazer com que ele aconteça e possa contemplar todas as regiões do Estado, especialmente as menos favorecidas.

Confesso-me grande admirador do Presidente e, principalmente, da pessoa Lula. Admiração que cresce a cada encontro ou conversa que tenho com ele. Pela sua força, pela sua capacidade e, sobretudo, pela sua extraordinária sensibilidade com as causas sociais do nosso País. Inegavelmente, um estadista.

Nenhum comentário: