segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fala no programa de rádio de Waltinho - Lucrécia



Íntegra da minha participação no programa de rádio da campanha de Waltinho 40 a Prefeito de Lucrécia:

O maior desafio de Waltinho está na saúde. Aliás, estruturar um bom serviço de saúde, que atenda mesmo as necessidades da população, é desafio – e dos grandes – para qualquer administrador público.
Mas, consciente disto, Waltinho resolveu encarar de frente a questão e assumiu compromissos públicos com os avanços que a saúde de Lucrécia precisa.

Um deles, no dia do comício da Governadora no mercado. Na frente dela e de todos nós, se comprometeu em construir um novo hospital em na cidade. E já garantiu com ela o apoio necessário para isto. Gol de placa.


Com um novo hospital, médicos e outros profissionais atendendo em escala de plantão, o serviço vai melhorar muito. Vamos, finalmente, ter a garantia de um atendimento rápido e de qualidade, tanto no ambulatório, nas consultas e exames do dia a dia, quanto no chamado 'pronto atendimento', o sistema de 24 horas no atendimento das urgências médicas.


Waltinho vai estruturar melhor, também, o atendimento de alta complexidade. Aquele que é feito em Natal ou Mossoró, para os casos de maior necessidade ou exames mais importantes. Vamos organizar melhor as viagens com as pessoas quando precisarem de algum tratamento fora daqui. Porque a gente sabe como é difícil sair da casa e da cidade da gente, doente, com algum incômodo, sem ter a garantia de que vamos ser bem tratados, bem cuidados. Com toda segurança e presteza.

A Prefeitura já realiza esta assistência às pessoas, através de Raimundinho, que se esforça muito para ajudar a quem precisa. Mas, conversando com o próprio Raimundinho, estamos programando um sistema melhor estruturado para facilitar e melhorar este atendimento às pessoas da nossa cidade.


Agora...
É bom lembrar que saúde não é só a assistência médico-hospitalar.

Tem uma parte muito importante que é a chamada saúde PREVENTIVA. São aquelas ações que realizamos para evitar que você ou alguém da sua família adoeça. Sim, porque grande parte das doenças são preveníveis. Podem ser evitadas. As pessoas adoecem mais ou, menos, dependendo da forma como vivem. Das condições de higiene, saneamento, alimentação, estilo de vida e dos cuidados que têm com sua própria saúde. Quem não se lembra, você de mais idade, da quantidade de criancinhas que morriam em Lucrecia, muitas vezes antes de completar um ano de idade. Quanta tristeza, quantas mães desesperadas vendo os filhos morrerem em seus braços. Sabe o que era aquilo? Falta de condições adequadas de saneamento. Água contaminada que se bebia, esgoto a céu aberto no arredor da casa, falta de vacinação. Hoje, graças a Deus, isto acabou. Pelo trabalho das administrações que se sucederam em Lucrecia e souberam solucionar esta questão que – diga-se de passagem – ainda existe em muitos lugares por aí. Muito importante, também, foi o trabalho consciente de cada mãe de família, cada um de nós, que hoje estamos mais conscientes da importância e de como fazer para cuidar melhor da nossa saúde, prevenindo as doenças.


E foi para livrar nossa cidade da ameaça daquelas doenças que atacavam sobretudo as nossas criançasa, que foram realizadas estas obras de saneamento básico, a usina de tratamento de lixo, o sistema de abastecimento de água nas comunidades rurais, os dessalinizadores e várias outras ações.


Pois bem. Waltinho tem planos e terá o apoio de que vai precisar de mim, da Governadora Wilma, e do Presidente Lula – com quem conversei demoradamente no almoço que tivemos em Mossoró esta semana - para avançar, e muito, na melhoria das ações preventivas e coletivas de saúde.


Portanto, meu amigo, minha amiga, você que está me ouvindo aí no seu rádio, vamos votar e eleger quem tem compromisso, responsabilidade e está preparado para avançar muito na melhoria da atenção, prevenção e assistência à saúde da nossa cidade e de todos nós. Vamos votar em Waltinho 40.
Muito obrigado. Até nosso próximo encontro.

Nenhum comentário: