segunda-feira, 3 de março de 2008

Vício Tecnológico

Cientista alerta para perigo de excesso de tecnologia

A professora Nada Kakabadse, da Universidade de Northampton, na Inglaterra, está preocupada com o excesso do uso de aparelhos tecnológicos e colocou no ar uma pesquisa para medir quão viciados estão os usuários.

Segundo o site Register Hardware, com a pesquisa a cientista pretende descobrir como o uso de múltiplas formas de tecnologia afeta o cotidiano.

Kakabadse já escreveu um livro a respeito do vício em tecnologia e acha que a explosão de tecnologias de informação nos últimos 20 anos aconteceu sem cuidado, e a tentativa de aumentar a produtividade e a comunicação pode ter impactos negativos.

"As companhias oferecem tecnologias como PDAs e Blackberies e apenas esperam que as pessoas aprendam como usá-las. Elas não consideram os possíveis lados negativos. Novas tecnologias dão sensação de ter mais controle, mas isto pode ser apenas sensação", explicou ao blog de tecnologia do New Scientist, acrescentando que é necessário prestar atenção e monitorar tais usos.

Um dos caminhos já estaria sendo seguido por algumas companhias, que tem políticas estritas quanto a emails, restringindo seu acesso em alguns períodos e escolhendo dias em que mensagens eletrônicas não podem ser trocadas.

A cientista acredita, ainda, que seria ideal que tecnologias que podem se tornar habituais viessem com avisos sobre os riscos de vício, como acontece hoje nos cigarros, além de informações de como diagnosticá-lo e controlá-lo.

Entre os sintomas do vício em tecnologia estão a verificação de mensagens do trabalho em horas de lazer, ter mais amigos online que na vida real e dispensar períodos de lanche e descanso para gerenciar mensagens de email.

A pesquisa, com 74 questões em inglês, é mais direcionada ao público inglês, mas pode ser preenchida por qualquer usuário interessado aqui.

Nenhum comentário: