sábado, 4 de agosto de 2012

PTC em África

O combate à pobreza e a redução das desigualdades sociais tem sido o grande e recorrente desafio do nosso tempo - para os governos e para a sociedade, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Programas, estratégias e políticas públicas por vezes experimentadas ao redor do mundo levaram a uma conclusão: é necessário interromper o ciclo de miséria das famílias. Cortar o elo da famigerada corrente que liga e amarra sucessivas gerações: avós pobres - pais miseráveis - filhos sem perspectiva de futuro.

Fácil concluir que, para isto, educação é o caminho - escola é a grande solução.

Difícil é manter na escola filhos de pais pobres e analfabetos. Significa quebrar um paradigma, mudar um comportamento, talvez, romper uma tradição. O esforço vai muito além de oferecer vagas em uma rede escolar de qualidade e onipresente.

O Brasil realiza, nos anos recentes, uma experiência de grande sucesso e reconhecimento internacional: o 'Bolsa Família' - programa de renda mínima condicionada à frequência escolar e ao cumprimento do calendário de vacinas das crianças. Outros 20 países adotam os PTC's - programas de transferência condicionada, como são nomeadas estas iniciativas. Estima-se 133 milhões de pessoas atendidas só na América Latina e Caribe - 19% da população do continente.

Considerando as dimensões territoriais e a semelhança da realidade geográfica da AL, tem-se ali uma inegável base de referência para a África.

Nenhum comentário: