terça-feira, 12 de julho de 2011

BNDES ou BNDEE (Empresarial)?

PÃO DE AÇÚCAR E CARREFOUR

Dilma está certa: BNDES nada tem a fazer na fusão

A presidente Dilma pediu ao BNDES para sair do negócio entre Carrefour e Pão de Açúcar, como o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, publicou. Mas ainda tem gente no governo que resiste e acha que consegue convencer a presidente de que é uma boa. Tomara que ela não se deixe convencer: o negócio é ruim para o governo, para o BNDES e para o consumidor brasileiro.

Na verdade, estamos falando de dinheiro público sim, a proposta inicial foi apresentada como uma grande coisa para o país, com o BNDES colocando R$ 4 bi dentro de uma fusão que diluiria o tamanho do Pão de Açúcar dentro do grupo. Ao contrário do que se apresentou, não era pra evitar a desnacionalização, era para desnacionalizar.

Há risco de desnacionalização de qualquer jeito: o primeiro risco foi assumido pelo próprio Diniz, quando assinou acordo dizendo que em 2012 o Casino poderia asumir o controle do grupo Pão de Açúcar.

A briga privada interessa a eles e às autoridades de defesa da concorrência. Em alguns lugares, como São Paulo, se a fusão ocorrer, a concentração de mercado pode chegar a 70%, o que é intolerável.

O que nos interessa é saber se o BNDES deve virar sócio num negócio em que há conflito entre sócios. Não, não deve; por isso, Dilma tem razão em pedir para o banco sair.

Ouçam aqui o comentário na CBN

Por Miriam Leitão 

Nenhum comentário: