domingo, 25 de outubro de 2009

O que é um Santuário?


Enviar para você por meio do Google Reader

O que é um Santuário?

Hoje temos a feliz satisfação de ver a nossa Igreja, na pessoa do Arcebispo Metropolitano, instituir o Santuário de santa Rita de Cássia. Surge, porém, a necessidade de responder as questões que podem ser levantadas por muitas pessoas, católicas ou não.

O que é um santuário? Qual sua origem e valor? O que isto muda em um determinado espaço? Em primeiro lugar, lembremos que não só a Igreja Católica, mas todas as grandes religiões antigas (como o judaísmo, o islamismo e o hinduísmo) têm seus lugares sagrados.

Para os cristãos, no entanto, um lugar só pode ser dito sagrado quando possui uma íntima relação com o mistério da vida e obra redentora de Cristo. Desde os primórdios da Igreja, com absoluta certeza, os lugares sagrados ou santuários foram aqueles ligados a vida, a paixão, a morte e ressurreição de Jesus, nos lugares bíblicos da Terra Santa.

Com o crescimento do cristianismo e a perseguição à Igreja por parte do Império Romano, os locais onde os cristãos mártires eram sepultados passaram a ser visitados e venerados como locais sagrados, sendo estes, inclusive, ponto de encontro dos seguidores de Cristo para celebrarem escondidamente a Divina Eucaristia.

Com o pa...


Enviado de meu iPhone

Nenhum comentário: