sábado, 18 de abril de 2009

Douglas viajou hoje à Espanha

Neste momento Douglas está atravessando o Oceano Atlântico à bordo do avião da TAP que o levará a Lisboa e depois a Salamanca, na Espanha.

Vai passar 3 meses estudando espanhol entre outras atividades em um intercâmbio que conseguimos para ele lá na Salamanca, considerado dos mais importantes e tradicionais centros universitários da Europa.

Como as aulas dele na UFRN (Engenharia) só vão começar em junho, aproveitará este período para adquirir fluência na língua espanhola (a segunda mais falada do mundo) e aprimorar seus conhecimentos em outras culturas, algo de grande importância para o seu futuro profissional.

Também, será mais um teste de auto-sobrevivência, já que está indo e vai morar sozinho. Cozinhar, cuidar das suas próprias coisas... em uma casa com um grupo de outros estudantes de vários lugares do mundo. 

Este tipo de vivência é de grande importância como experiência de vida. É aprender a se virar sozinho, tomar suas próprias decisões do dia a dia, sem ter a quem recorrer.

Eu tive esta experiência (um tanto quanto pesada, mas muito enriquecedora) quando, aos 15 anos de idade, fui morar no colégio Agrícola de Ceará-Mirim. Uma espécie de colégio interno onde morávamos em alojamentos e disputávamos fila para as refeições, tínhamos dez aulas por dia e ainda estagiávamos cuidando de porcos, frangos e gado, além de trabalhar 'no cabo da enxada' - literalmente falando, tendo que acordar de madrugada para isto. Passei 3 longos anos lá. Mas saí, aos 18 anos, homem feito. Pronto para a vida. Preparado para enfrentar as adversidades e desafios que me aguardavam.

Douglas e Dante estão tendo bem melhor sorte do que eu. Em vez de colégio interno, intercâmbios internacionais. Em vez de Ceará-Mirim, Salamanca na Espanha.

Branca, mais uma vez, identificou a oportunidade, articulou e tomou todas as providências para viabilizar o intercâmbio. Mais uma vez prestou grande ajuda, pelo que sempre terá nosso reconhecimento e gratidão.

Espero e confio que saberão aproveitar bem estas chances que o destino e nossos melhores esforços lhes estão dando. Disto dependerá seu futuro.

Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário: