domingo, 24 de agosto de 2008

Mãe é mãe... E a minha é uma FORTALEZA




Hoje é o aniversário de Maria José, minha mãe.

Maria José de Jesus... Era este o nome de solteira de dona Maria José de Araújo, minha mãe. Não por acaso. Ela nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida nas comunidades rurais de Várzea da Cal (município de Almino Afonso) e Cacimba da Vaca (município de Lucrécia), ambas separadas por um rio, o mesmo que lhe permitia cultivar, criar e brincar. sobreviver em seus primeiros anos.

Uma mulher muito bonita, cobiçada desde cedo pelo 'rapaz do momento' - Amaro Bandeira, meu pai. Um dos poucos na comunidade que, como ela, conseguiu estudar, rompendo com a tradição da época, ao conciliar o trabalho braçal nas terras do meu Avô Manoel Bandeira de Moura, com a frequência nas aulas do Exame de Admissão (até completar o 'quinto ano' como era chamada a graduação máxima disponível na região.

Além dos estudos locais, antes mesmo de casar, participou de cursos especiais fora o que lhe conferiu a condição rara de lecionar, desde muito jovem, abraçando a profissão que lhe renderia, já depois da casada (e, mais uma vez, contra a tradição das mulheres já de idade) a graduação universitária de Pedagogia.

Ao longo de sua vida teve que desempenhar ao mesmo tempo a profissão de Professora, a condição de esposa do político (que foi Prefeito por 10 anos) e de dona de casa. Mãe de 7 filhos dentre os 8 que gerou (já que perdeu um ao se dirigir em noite de chuvas em um jipe subindo a ladeira de Martins a procura de assistência médica que só tinha naquela serra).

Sua vida sempre foi de luta. Sofreu agruras, dificuldades... Sempre soube lidar com tudo com a mesma sensibilidade e determinação que atraiu grande carinho e admiração de todos que a conhecem.

Por tudo isso, minha mãe passou a ser, junto com meu pai, uma referência para todos nós, filhos e amigos. Pela determinação, pela sensibilidade, pelo caráter inabalável. Uma das muitas coisas que aprendi com ela foi a franqueza. A verdade, sempre, a verdade, fosse ela boa ou não. Agradável ou desagradável. Em qualquer situação, minha mãe sempre dizia que a verdade prevaleceria. Ser verdadeiro em tudo seria sempre o melhor.

Sofreu muito, mas muito mais do que qualquer pessoa, a morte (recente e prematura) do meu Pai. Mas, em meio a dor, nos ensinou mais uma importante lição de firmeza, de força, de sensibilidade.

Por isto, minha mãe, neste seu dia, todas as minhas melhores homenagens. Minha eterna admiração pelo seu exemplo. Minha gratidão por tudo o que me fez acreditar. Pelo afeto, carinho e acolhida que me destes nas noites chuvosas e escuras em que me acalentou e das quais jamais esqueci. E meu eterno AMOR.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que posso falar diante de tantas palavras verdadeiras, as quais eu endosso. Nossa mãe acima de tudo é uma mulher de Jesus, como citado no seu nome de nascimento.Uma mulher que merece todo o nosso reconhecimento e nossas homenagens, pois mesmo quando nós já crescidos, casados e emanciapados não nos abandona, segue de perto nossas vidas, como se ainda vivessemos como crianças, cuidando de cada um de nós. Ela, assim como papai, é um presente de Deus. Que Deus a ilumine e abeçoe. Te amo de todo o coração mamãe!Parabéns e que Deus lhe dê muitos anos de vida com saúde, paz e alegria!
De sua filha Conceição Araújo (Nova)

Unknown disse...

Nossa Grande e MARAVILHOSA MÃE, grande porque representa a imensidão do ser que ela representa. Mãe exemplo diário na vida de todos os filhos e também daqueles que a adotam como mãe. Ser que tanto amamos e que sempre nos surpreende, pois quando pensamos que irá fraquejar, ela tira forças de onde só Deus sabe e divide conosco nos apoiando e nos dando o que todo filho precisa e quer AMOR, ACONCHEGO, COMPRRENSÃO. Por tudo peço a Deus de todo meu coração que a Senhora tenha longos dias felizes e que possamos por muitos anos fazermos HOMENAGENS. TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Wagneide disse...

Mãe, parabéns! TE AMO, por tudo que a senhora representa para nós filhos. Quero de todo coração que Deus lhe dê longos dias Felizes.Seu exemplo, sua força, sua dedicação, sua PROTEÇÃO, foram essenciais a nossa base para caminhada durante toda nossa vida. Te amo não canso de admirá-la.Quero que sempre lembre, tudo o que somos e o que fazemos tem a orientação e o exemplo da senhora e de Eternamente Papai. Te amoooooooo!

Anônimo disse...

Realmente, Mãe é mãe..., não há um só dia que eu não lembre a minha, o seu carinho, sinceridade dentre outras virtudes.
Vagner, Nova..., com relação as mensagens recebidas, só tenho que agradece-los e agradecer a Deus os filhos que tenho. Sinto-me realizada e até sou questionada, por que os meus filhos são todos inteligentes e sábios, a minha resposta é uma só:"´É Bênção de Deus". Portanto nesse dia 24.08.2008, quero externar a minha gratidão a todos os meus filhos, pois são o meu sustentáculo e a razão do meu viver. Apesar de meus sofrimentos com a perda irreparável de uma das pessoas que eu mais amava em minha vida(AMARO), ainda me sinto com forças para continuar.Agradeço a Deus primeiramente e depois a vocês.